Bursite Retrocalcanea

Nem só de boas notícias vive o blog dos Corredores de Fim de Semana. Este post inaugura um nova categoria no menu do blog, chamada de Lesões e Tratamentos. A ideia é mostrar lesões que eventualmente aconceça com um dos integrantes e como foi o tratamento.

O primeiro caso, será o de Peu, corredor veterano do grupo, e que há aproximadamente 40 dias abandonou os treinos com uma dor no calcanhar. A dor não incomodava durante as corridas, mas sim no pós-treino. Na consulta feita em um Ortopedista do Recife, foi solicitado uma ressonancia magnética, que diagnosticou uma Bursite Retrocalcânea.

A Bursite Retrocalcaneana, é uma dor na região do calcanhar, que pode ser causada por patologia no calcâneo posterior ou associado a inflamação das bursas, as quais em estão localizadas entre o tendão de Aquiles e o osso(Bursa retroclacaneana) ou entre a pele e os tendão(bursa Aquiliana). É causada por traumas repetitivos agravada pela pressão local, tais como em atletas.

Para este tipo de lesão, o tratamento recomendado foi de 10 sessões de fisioterapia, repouso dos treinos e a troca dos sapatos sociais comuns, pela linha confort, que possui amortecimento no calcanhar.

As sessões de fisioterapia iniciavam com alongamentos na rampa, primeiro os dois pés juntos na rampa e depois alternando cada pé na frente, mantendo um na rampa.

Além dos alongamentos o tratamento contou com ondas de choque e ultrasom.

As lesões são o tormento dos atletas, por isto é preciso ter o acompanhamento de profissionais como preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e ortopedistas. Esta lesão de Peu, era até previsível, visto que começou o treinamento para sua primeira maratona e nestes casos, segundo especialistas, as chances de se lesionar é de 90%.

6 thoughts on “Bursite Retrocalcanea

  1. Ingrid Teixeira disse:

    Filipe, gostei muito do seu blog.

    Já que aqui o público são corredores, lembro que a Bursite retrocalcâneo está bem relacionada à fasceíite plantar, devido à rigidez do tendão de Aquiles ( o seu caso) e pra compensar essa rigidez, o corpo exige a fáscia pra absorver o impacto do pé no chão, ocasionando a inflamação dessa bursa. Isso associado ao seu sapato de uso diário, certamente foram os causadores da sua dor pós corrida. Jajá você tá novo! Ingrid

  2. Angel disse:

    Boa noite! A aproximadamente 20 dias venho sentindo uma ardência no calcanhar, geralmente quando levanto a perna esticada em torno dos 45º arde pra caramba! Estou tomando anti-inflamatório por conta própria. Será que é bursite ou um princípio de rompimento do tendão. Se alguém me ajudar, agradeço muito!

  3. Gian Munhoz disse:

    Estou com esse problema fiz uma ultrassonografia e detectou essa Lesão, Sou jogador de futebol, caso sentir melhor já posso voltar a jogar sem preocupação de rompimento do tendão ? Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s